segunda-feira, 12 de maio de 2014

O que é o PIBID?

     O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid é um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas. Para que os alunos sejam acompanhados e orientados, há bolsas também para coordenadores e supervisores.

Que objetivos tem o Pibid?

     O Pibid responde ao compromisso da CAPES de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da educação básica brasileira. Os objetivos principais do Pibid são: incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente; promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e instituições formadoras; e contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais e, consequentemente, seu IDEB. O Pibid será acompanhado e avaliado anualmente pela CAPES.

Quem pode participar?

     Alunos matriculados em cursos de licenciatura plena de instituições públicas de educação superior – estaduais e federais – que participem de programas estratégicos do MEC, como o REUNI, ENADE e o Plano Nacional de Formação para o Magistério da Educação Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário